Dispositivos Conectados

A DEV Tecnologia desenvolve dispositivos conectados para Internet das Coisas. Através de nosso serviço de Desenvolvimento de Produto, realizamos todas as etapas do projeto, do conceito ao protótipo para industrialização. Também integramos conectividade IoT e M2M a produtos já existentes.

Há três blocos construtivos básicos para as “Coisas” na Internet das coisas. Cada “coisa”, seja uma geladeira inteligente ou medidor de energia inteligente conectado à Internet, todos possuem três características básicas que o definem como parte da Internet das Coisas:

Sensores

Sensores

Dispositivos conectados incluem sensores de acompanhar e medir parâmetros do mundo real. Um exemplo é um sistema de sensores de temperatura ou luminosidade em um ambiente controlado, como as salas de um hospital.

Processadores

Os dispositivos conectados contém poder de processamento, podendo ser simples ou complexos dependendo da aplicação. Utilizamos diversas opções de processadores, dependendo das necessidades do projeto.

Conectividade

Os dispositivos conectados possuem acesso à Internet através de módulos no próprio item, como WiFi, Celular, Zigbee, 6LoWPAN, Bluetooth, ou através de um hub conectado, um smartphone ou uma estação base em uma rede mesh. A partir dessa conexão os dispositivos comunicam-se com aplicativos na Internet, geralmente na nuvem.

Além dessas características há outras que fazem diferença em um projeto real de Internet das Coisas.

  • Eficiência energética: Em muitos casos os dispositivos conectados estão instalados em condições que é difícil, custoso ou perigoso realizar a troca ou carregamento de bateria. Por isso os dispositivos devem ser projetados para funcionar e comunicar-se durante meses ou anos com uma mesma bateria. Possuímos experiência em projetos eletrônicos com componentes low-energy, tecnologia que possibilita essa eficiência energética.
  • Custo-benefício: Muitas vezes é necessário o uso de diversos sensores em rede distribuída em um grande espaço, como no caso de sensores aplicados na agricultura para medição de luminosidade e temperatura em diversos pontos de um campo. Desenvolvemos equipamentos com um grande cuidado na seleção de componentes e buscando sempre ganhos em custo-benefício.
  • Segurança: Os dispositivos conectados podem transmitir informações sensíveis ou regulados, tais como dados relacionados à saúde, sendo fundamental o cuidado com segurança. Aplicamos técnicas de criptografia em diferentes camadas de comunicação para garantir segurança dos dados transmitidos.